Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Aberje AV

Inovações da GE entram nas pistas de Fórmula 1

22/11/2013

O desenvolvimento de soluções inovadoras para ajudar a resolver os problemas mais complexos do mundo é um dos fatores que permeiam as operações da GE há mais de 130 anos. Desde junho de 2011, essa filosofia aplicada em diversos segmentos é colocada em prática também para melhorar a performance dos carros da Caterham F1 Team, equipe que disputa a atual temporada da Fórmula 1. Durante o grande prêmio de Interlagos, nos próximos dias 22, 23 e 24, os brasileiros poderão ver em ação esse intercâmbio tecnológico, no qual tecnologias desenvolvidas pelo Centro de Pesquisas Global da GE em parceria com os engenheiros da escuderia são submetidas às condições mais desafiadoras da categoria mais avançada do esporte a motor.

A parceria busca gerar frutos a partir da conexão entre os desafios enfrentados pela Caterham para aprimorar o desempenho dos carros e o trabalho dos engenheiros da GE voltado a aperfeiçoar soluções como turbinas a gás, motores de aeronaves e aplicações industriais por meio de softwares. Essa colaboração tecnológica funciona em quatro vertentes: análises de dados, sensores de fibra óptica, materiais compósitos e gerenciamento de calor.

Os avanços em grandes análises de dados e na ciência dos materiais desenvolvidos nos Centros de Pesquisas da GE nos Estados Unidos, na Alemanha e na Índia estão ajudando a melhorar o desempenho da Caterham, que conta com patrocínio da GE desde a etapa de Silverstone da temporada 2011, quando seu nome oficial era Team Lotus. Engenheiros da equipe e da companhia monitoram o funcionamento de 500 sensores distribuídos nas rodas, motor, caixa de velocidade e chassis, entre outros componentes.

São sensores avançados de fibra óptica que podem medir com precisão a pressão aerodinâmica na asa dianteira, logo abaixo do nariz dos carros, com o objetivo de melhorar o design desse componente e ajudar os veículos a irem mais rápido nas curvas. Juntos, esses dispositivos geram até mil pontos de dados por segundo. Todas as informações colhidas são enviadas à sede da escuderia na Inglaterra. Lá são feitas análises e cruzamentos com mais dados gerados em testes, treinos e corridas que ajudam os engenheiros a tomarem decisões que podem render milésimos de segundos a menos no circuito – diferença que pode ajudar a vencer corridas.

As tecnologias da GE também contribuem para reduzir o peso dos carros com a substituição de tubos de refrigeração de alumínio por componentes feitos de carbono, além de ajudar a recuperar a energia gerada no processo de frenagem do veículo, possibilitando carros mais velozes e eficientes.

Desafio tecnológico

A parceria seguirá gerando importantes avanços tecnológicos para a Caterham. Para fazer valer as novas regras previstas para a temporada 2014, com um consumo de combustível limitado a cerca de um terço a menos em relação ao uso atual, os motores de até 700 cavalos de potência da escuderia passarão a estar equipados com avançados sistemas de recuperação de energia, turbocompressores e monitoração de dados, que irão melhorar o desempenho dos carros. GE e Caterham trabalham juntos para atingir essa combinação entre eficiência energética e alta performance nas pistas.


1490

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090